Nova espécie de levedura é encontrada com estrutura que lembra Saturno


Cientistas do Reino Unido descobrem na Floresta Maquipucuna – localizada no Equador, próximo à cidade de Quito – uma nova espécie de levedura.

Durante a pesquisa com o objetivo de identificar novas leveduras – fungos unicelulares que se reproduzem através de esporos - com a propriedade de fermentar material vegetal para a produção de bioenergia, os estudiosos encontraram sobre o fruto de um tipo de espinheiro o fungo denominado de quitensis Saturnispora. Até agora nenhuma característica excepcional foi atribuída a nova levedura, o que chamou a atenção da comunidade científica foi a forma do fungo. Quando observado com auxílio de um microscópio os esporos da espécie lembram os anéis do planeta Saturno.

A reserva florestal Maquipucuna é uma região extremamente rica em biodiversidade, nela são encontradas mais de 350 espécies de aves, cerca de 300 espécies de borboletas, 45 espécies de mamíferos e mais de 2500 tipos de vegetais. O local também apresenta grande diversidade de formas de vida microbiana.

Durante a expedição, os cientistas britânicos coletaram uma média de 500 espécies de leveduras que já estão sendo testadas na fabricação de pães e cerveja. Os estudos conduzidos no momento analisam o potencial de aplicação destes fungos em tecnologias verdes.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário