Metade das plantas carnívoras está ameaçada

Mais da metade das espécies de plantas carnívoras correm risco de extinção de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Sul da Flórida, em Tampa, nos Estados Unidos.

Os estudos foram baseados na lista de plantas carnívoras da International Union for the Conservation of Nature (IUCN), que aponta 48 espécies ameaçadas - mais da metade das que existem no planeta.

A pesquisa aponta que o principal problema para as plantas carnívoras é a perda de seu hábitat para a agricultura, além dos colecionadores de plantas selvagens, a poluição e as modificações naturais do meio ambiente. Algumas espécies de plantas carnívoras demoram anos para crescer e, muitas vezes, estão concentradas em uma só região.

Os estudos mostram algumas medidas que poderiam ser tomadas para diminuir os riscos de desaparecimentos dessas plantas, como o cultivo em estufas ou em laboratórios. A pesquisa afirma que as plantas carnívoras são importantes em seus ecossistemas, pois podem evitar a extinção de outras espécies que vivem no mesmo local.

Fonte: National Geographic

0 comentários:

Postar um comentário