Encontrado lago na Antártida que preserva bizarro ecossistema primitivo

No fundo do lago Untersee pesquisadores descobriram grande quantidade de estromatólitos – rochas formadas por tapetes de calcário, produzidas por microorganismos – que trazem informações sobre os primeiros ecossistemas do planeta.

A pesquisa publicada na revista Geobiologia ocorreu em vários lagos da Antártida com o objetivo de estudar formas de vida microbiana e entender como se iniciou a vida em nosso planeta. Durante o estudo das amostras, os cientistas perceberam que os micróbios encontrados variavam de lago para lago devido a fatores como espessura da camada de gelo, mas em nenhum outro foram encontrados estromatólitos com tanta diversidade de tamanhos e formatos como no lago Untersee.

Esse lago apresenta águas extremamente alcalina e com altas quantidades de metano dissolvido. Nele os estromatólitos são compostos em sua maioria por cianobactérias e antigos organismos fotossintetizantes. As camadas que formam as estruturas dos estromatólitos podem levar décadas pra serem construídas pelas bactérias.

Os estromatólitos estão presentes em locais restritos dos oceanos, como na costa oeste da Austrália e nas Bahamas. Sobrevivem tanto em água salgada como em água doce. Sumner, pesquisador do Instituto SETI em Mountain View na Califórnia afirma que as estruturas encontradas no lago Untersee ajudarão os cientistas a descobrir quais são os limites da vida hoje e que fatores limitavam a vida em um passado distante. Em novembro a equipe de cientistas pretende realizar nova expedição ao lago Untersee e coletar outras amostras.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário