Baleias também tem suas “músicas do ano”

As baleias-jubartes também produzem seus sucessos musicais, e as canções mais pegajosas são as preferidas pela espécie, assinala um estudo australiano divulgado nos Estados Unidos.

Os machos são os únicos que as cantam, talvez na esperança de cativar uma fêmea, de acordo com a pesquisa publicada na revista "Current Biology".

Se houvesse uma versão do "rei do pop" Michael Jackson entre as baleias, ele provavelmente residiria no litoral leste da Austrália. Segundo os pesquisadores, é lá onde sempre se origina a melodia mais popular da temporada.

O hit depois viaja ao longo do Pacífico Sul, da Austrália à Polinésia francesa, expandindo-se entre os distintos grupos de baleias, que começam a cantar a mesma melodia durante a época da cria.

Como acontece com as canções da moda, as melodias não são muito originais, mas parecem "pegar" facilmente, explica a pesquisadora Ellen Garland, da Universidade de Queensland.

O estudo, realizado ao longo de 11 anos, acrescenta que ainda é um mistério por que todas as baleias cantam a mesma canção quando seus esforços deveriam estar destinados a destacar-se ante o grupo.

Fonte: Folha

0 comentários:

Postar um comentário