Astrônomos propõem nova hipótese sobre a formação dos planetas

Em trabalho publicado na revista Royal Astronomical Society cientistas afirmam que a formação dos planetas se deu a partir de nuvens de gás que circundavam corpos estelares.

Até então, duas teorias são bem aceitas na comunidade científica por apresentarem explicações contundentes a respeito da origem dos planetas. Umas destas teorias, afirma que a formação dos planetas ocorreu através da colisão de pequenos fragmentos de poeira e gás que foram constituindo gradualmente corpos com massas maiores.

Outra hipótese, conhecida como Hipótese da Instabilidade Gravitacional, defende a idéia de que poeira interestrelar teria se acumulado no centro de um disco protoplanetário – disco material composto por 99% de gás e 1% de substâncias sólidas - em órbita de uma estrela recente. A poeira iria progressivamente se tornando mais densa até gerar um colapso; posteriormente sobre influencias gravitacionais a nuvem originada pela instabilidade se atrairia até formar um planeta.

A nova hipótese sugere que a primeira etapa da formação dos planetas é constituída pelas afirmações apresentadas na Hipótese da Instabilidade Gravitacional; e que posteriormente o gás seria atraído para o interior, constituindo um núcleo sólido. A partir desta situação os protótipos dos planetas se aproximariam até um ponto crítico onde a gravidade estrelar atrairia o gás planetário e selaria a estrutura, formando o planeta. Até o momento os cientistas não apresentaram nenhuma evidência que validasse a hipótese.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário