Qual o segredo do formato do cavalo-marinho?

O enigmático e charmoso cavalo-marinho, sempre foi motivo de curiosidade em relação ao seu formato. Nova pesquisa busca explicá-lo.
Recentemente pesquisadores fizeram diversas análises biomecânicas dos peixes cavalo-marinho e peixe-cachimbo, este último foi escolhido porque é o representante vivo mais próximo evolutivamente do cavalo-marinho (Hippocampus spp.). A pesquisa liderada pelo Dr. Sam Van Wassenbergh, da Universidade de Antuérpia na Bélgica, visou tentar descobrir os possíveis fatores que favoreceram a evolução morfológica um tanto quanto peculiar dos delicados e curiosos cavalos-marinhos.

Tiveram bons resultados

Intitulado “Uma explicação adaptativa para a forma de cavalo dos cavalos-marinhos” (traduzido do inglês), o resultado dessa pesquisa propôs que o sucesso evolutivo do corpo em forma de S e da cabeça curvada pode ser explicado com o fato de essas características terem sido vantajosas para a caça e ingestão de alimentos. Enquanto o peixe-cachimbo necessita nadar em direção a sua presa até chegar bem perto e capturar o alimento, o cavalo-marinho pode “sentar” e observar o alimento vindo em sua direção para então atacar com precisão.
Os cientistas utilizaram câmeras de alta velocidade capazes de observar os movimentos de captura de alimento desses animais até 66 vezes mais devagar que a velocidade normal. Em seguida modelos matemáticos puderam ser aplicados para demonstrar os resultados em nível quantitativo.
O pescoço arcado e flexível funciona como uma mola, que permite atacar a presa a uma maior distância quando comparada com a do “primo”, o peixe-cachimbo. A movimentação rápida do pescoço também compensou a limitada natação do cavalo-marinho, já que esta é relativamente lenta.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário