O Pólo Norte está se movendo

Cientistas descobriram que o Pólo Norte magnético está se movimentando em direção a Sibéria.

O Pólo Norte magnético é a região para onde apontam as agulhas das bússolas, e não fica exatamente no mesmo lugar que o Pólo Norte geográfico. Hoje o norte magnético está situado próximo a Ellesmere, uma ilha canadense.

A explicação para os movimentos está no centro da Terra. O núcleo terrestre é composto por um centro de ferro sólido envolto por metais no estado líquido criando um fluxo magnético em constante mutação. Para os cientistas estas transformações do núcleo são responsáveis por orientar a localização do norte magnético.

O Pólo Norte já se deslocou em outros momentos na história do planeta; de acordo com as pesquisas há aproximadamente 800 milhões de anos o pólo aportou no meio do oceano Pacífico. Mesmo não sendo inédita a mudança do Pólo surpreendeu os pesquisadores pela velocidade com que está ocorrendo. Quando o movimento foi detectado o pólo viajava a um ritmo constante de 15 quilômetros por ano, mas em 2007 houve uma aceleração e a velocidade atingiu cerca de 60 quilômetros por ano.

As conseqüências desta mudança podem ser desastrosas, pois causariam impacto sobre questões climáticas, como o aquecimento global, desorientaria animais migratórios, além da destruição de satélites quando expostos a radiação solar.

Apesar disto, os coordenadores do estudo acreditam não existir razão para pânico, visto que as alterações só serão percebidas daqui a milhões de anos. A pesquisa apresentada em um encontro da União Geofísica Americana, na cidade de São Francisco, afirma ainda que este fenômeno começou há 150 anos.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário