Novo campo da ciência promete revolucionar a compreensão do universo microbiano.

É inegável a importância das bactérias para a manutenção da vida começando pelo fato de que estes foram os primeiros seres a habitar o planeta. Entretanto pouco ainda se sabe sobre o seu comportamento no ambiente natural. Os métodos utilizados até então só permitem encontrar menos de 1% das bactérias.
O termo metagenômico se refere à ideia de uma coleção de genes seqüências, esse novo ramo da ciência promete analisar vários tipos de bactérias ao mesmo tempo seja de forma isolada ou em comunidade. É a descoberta de um mundo que até pouco tempo era invisível.
As pesquisas metagenômicas extraem o DNA dos microorganismos que compõem a amostra ambiental. Este material genético coletado poderá ser clonado e fará parte de um banco de dados com informações sobre o comportamento da bactéria em seu habitat.
Está tecnologia apresenta um vasto campo de exploração, mas ainda é cedo para garantir uma revolução científica. Mesmo assim o seu desenvolvimento certamente trará novos conceitos biológicos.

Aplicações

Com o domínio dessa ferramenta de análise microbiana será possível criar estratégias de controle dos impactos causados pela poluição sobre o planeta e limpar ecossistemas já contaminados. A técnica fornecerá ainda uma enorme quantidade de matéria-prima para a indústria de produtos agroquímicos e farmacêuticos. 

0 comentários:

Postar um comentário