A Física explica o motivo pelo qual seus dedos enrugam na água


Qual o motivo que leva a pele a ficar toda enrugada
quando ficamos muito tempo na piscina?
O estudo desenvolvido pelo matemático Mayfenvi Evans na Universidade Nacional Australiana intenta explicar porque a epiderme mesmo absorvendo quantidades excessivas de água não sofre alterações em sua estrutura.

A pesquisa se baseou na geometria tridimensional da pele, como a estrutura da queratina é altamente estável a pele na presença de água se comporta como se fosse uma esponja. A queratina é composta por uma rede de proteínas fibrosas que além de formar a parte externa do tecido epitelial compõem a estrutura das unhas e dos cabelos.

Em uma fusão entre matemática e ciências naturais, chegou-se a um modelo de redes expansíveis de fibras de queratina e através de simulações em computador foi possível explicar essa incrível propriedade que a pele humana tem. É o contato entre as fibras que garante que a estrutura do tecido não perca sua rigidez.

Visão tridimensional das fibras de queratina

Para os coordenadores da pesquisa o mistério era apenas uma questão de entender as particularidades geométricas da queratina. E compreendê-la pode ajudar na elaboração de novos materiais que precisem esticar e manter a força, como ataduras e coletes à prova de balas.

Essa característica da pele é válida apenas por um período inferior a 24 horas; o contato com a água por um tempo maior que este ocasionará alterações irreversíveis a estrutura do tecido. Os detalhes da pesquisa foram publicados no Journal of the Royal Society Interface.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário