Estudo revela que 75% dos recifes de coral estão ameaçados de extinção

Uma análise que envolveu 25 organizações ambientais revelou que 75% dos recifes de coral do mundo estão ameaçados de extinção.

De acordo com a pesquisa, se nada for feito, o percentual de recifes ameaçados chegará a mais de 90% em 2030 e para quase todos os recifes em 2050.

As pressões locais, tais como a sobrepesca, o desenvolvimento costeiro e a poluição são os riscos mais imediatos e diretos. São fatores que ameaçam mais de 60% dos recifes de coral, segundo o estudo.

A pesquisa também identificou que 25% dos recifes de corais estão em parques e reservas, porém, apenas 6% estão em áreas em que são cuidados de forma eficaz.

Mudanças climáticas são outra ameaça aos recifes de corais. O aquecimento do mar e a acidificação dos oceanos aumenta o percentual de dióxido de carbono nos oceanos, o que causa branqueamento dos corais. (Leia a reportagem Mar Ácido, na próxima edição da NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, especial sobre o tema água, em abril).

O relatório do estudo Reefs at Risk Revisited foi realizado pelo World Resources Institute (WRI), a ONG The Nature Conservancy (TNC), o Centro WorldFish, a International Coral Reef Action Network, Global Coral Reef Monitoring Network (GCRMN) e o Centro Mundial de Monitoramento da Conservação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Na lista dos países mais vulneráveis à degradação dos recifes de coral do estudo, os três primeiros colocados são Haiti, Granada e Filipinas. Clique aqui para baixar o relatório do Reefs at Risk Revisited, que inclui recomendações para proteger os recifes

Fonte: National Geographic.

0 comentários:

Postar um comentário