Espanhóis descobrem coelho pré-histórico gigante


Cientistas espanhóis descobriram a maior espécie de coelho que já viveu na Terra, o Nuralagus rex, que pesava cerca de 12 quilos.

O coelho gigante viveu na ilha de Minorca, na Espanha, de três a cinco milhões de anos atrás.

Análises feitas com o osso do animal revelaram que ele era seis vezes maior que um coelho europeu comum (Oryctolagus cuniculus). Sua coluna vertebral era curta e dura, o que levou os pesquisadores a concluir que o animal não pulava e tinha um jeito desajeitado de andar. Suas orelhas eram mais curtas e os olhos menores.

O coordenador do estudo, Josep Quintana, do Instituto Catalão de Paleontologia, da Universidade Autônoma de Barcelona, encontrou o primeiro osso do coelhão há 19 anos e pensava que fosse de uma tartaruga gigante. A pesquisa foi publicada no Journal of Vertebrate Paleontology.

O Nuralagus rex não tinha predadores e vivia em uma ilha, o que o permitiu ficar sedentário e aumentar seu porte, ao contrário dos coelhos modernos, que são ágeis, pequenos e tem uma visão e audição aguçadas para fugir com rapidez dos predadores. Para se alimentar, o animal vivia a cavar a terra, a procura de raízes e tubérculos.

Fonte: National Geographic

0 comentários:

Postar um comentário