Escócia terá usina para produção de energia no fundo do mar

Em busca de fontes de energia renováveis o governo escocês aprova a construção da maior usina de energia das marés do mundo.

A energia gerada pelo deslocamento das águas do mar é uma forma não poluente de geração de energia elétrica, mas para que esse sistema funcione são necessárias marés altas e fortes; condições facilmente encontradas nos mares escoceses.

O projeto desenvolvido pela empresa Scottish Power Renewables visa aproveitar a energia das marés da ilha de Islay através de dez turbinas com capacidade para gerar 10 megawatts, energia suficiente para abastecer cinco mil lares britânicos durante um ano. Os custos com a construção da usina girarão em torno de 40 milhões de libras e será implantado o mesmo sistema de turbinas utilizado na Noruega há cerca de 6 anos.

De acordo com John Swinney, secretário do desenvolvimento sustentável e finanças, a Escócia tem um enorme potencial de geração de energia verde e através disso poderá criar novos postos de trabalho com baixas emissões de carbono. O secretário acredita ainda que a postura pioneira do país atrairá novos investimentos.

Em 2013 o governo do Reino Unido prevê a instalação de mais uma usina com capacidade superior a da ilha de Islay. Serão 1.600 megawatts produzidos em Pentland Firth também na Escócia. E para 2020 as expectativas são de que 80% de toda energia produzida no país provenha de fontes renováveis.

Fonte: Jornal Ciência


By Chris: Pelo amor de Deus, em algum momento desse projeto será que pararam pra pensar nos animais que habitam os mares, que com certeza passarão nesses locais e poderão ser atingidos?? DÚVIDO! ¬¬'

1 comentários:

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 

Postar um comentário