Encontrado o único vertebrado que consegue comer através de sua pele

De acordo com o caráter evolutivo os animais vertebrados apresentam sistema digestório desenvolvido e a ingestão dos alimentos é feita através da boca. A pele tem como principais funções o revestimento e proteção contra agentes externos.

Porém recentemente zoólogos da Nova Zelândia se depararam com uma criatura que parecia pertencer a Era Paleozóica. O animal é o vertebrado mais simples já descrito, comumente conhecido como enguia lodo (esses animais não são enguias verdadeiras) é considerada animal de transição entre os vertebrados primitivos e os mais modernos.

O que mais despertou a atenção dos pesquisadores foi à pele intestinal da espécie. Os estudiosos da Universidade de Canterbury conduziram vários experimentos com dois tipos de aminoácidos para comprovar a permeabilidade da pele e os resultados foram positivos. Sim, a enguia lodo é capaz de absorver nutrientes através do tecido epitelial.


Esses animais possuem crânio ósseo e mesmo sendo classificados como vertebrados apresentam mandíbula e notocorda flexível. O coordenador da pesquisa, Dr. Chris Glover acredita que essa forma de alimentação deve ser uma característica adaptativa ao ambiente onde vive a espécie em função da forte concorrência por comida. As conclusões a respeito da forma de alimentação da enguia lodo foram publicadas na revista Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário