Como ocorreram as extinções em massa nos oceanos?

Pesquisadores descobrem relações entre as extinções em massa e as transformações biológicas e geológicas vividas pelo planeta.
A Terra já foi o palco de extinções oceânicas em massa como há cerca de 250 milhões de anos quando praticamente 96% de toda a biodiversidade marinha desapareceu, provavelmente devido a elevação nas taxas de carbono e a alterações no pH do mar. O planeta levou milhões de anos para se recuperar e atingir novamente seu equilíbrio, mas os cientistas afirmam que outra extinção em massa já está acontecendo tanto na terra como nos oceanos.

Os motivos que podem levar a mais um colapso marinho estão relacionados à expansão das cidades, aumento no número de fábricas, crescimento populacional, pesca predatória e a poluição. Segundo estudos desenvolvidos na Universidade de San Diego, Estados Unidos, o acumulo desses fatores pode ocasionar conseqüências irreversíveis. Em locais como o mar do Japão e a costa da Carolina do Norte a pesca desenfreada e a emissão de poluentes geraram verdadeiras zonas mortas, onde praticamente não existem seres vivos.

Pesquisadores da Universidade Brown desenvolveram vários estudos sobre as duas maiores extinções oceânicas em massa com o objetivo de identificar causas e entender como o planeta se comportou e se recuperou, em uma delas foram necessários 6 milhões de anos para a formação de novos ecossistemas.

A perda da biodiversidade pode ser controlada a partir de medidas que neutralizem o excesso de exploração marinha, bem como diminuir a poluição e reduzir os efeitos do aquecimento global. Se nenhuma atitude for tomada será praticamente impossível reverter à situação.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário