Astrofotógrafo captura imagem inédita do Sol

Com um telescópio de 35,56 centímetros, um webcam e um laptop, astrônomo amador tira foto inédita do sol.

Alan Friedman, astrofotógrafo com seu telescópio apelidado de ‘Pequeno Grande Homem’ e o auxílio de um filtro de hidrogênio captou a imagem que mostra as implicações de uma explosão emitida por manchas solares com o tamanho aproximado ao da terra que entraram em erupção.
Para obter o resultado surpreendente Friedmam manipulou o contraste da imagem tornando-a mais negativa e com ajuda do hidrogênio capturou apenas parte do espectro de luz visível.
Apaixonado por astronomia e design gráfico, ele acredita que o gosto pela arte e pela ciência contribui para a criação de imagens que mesclam informação e inspiração. A foto que retrata a cromosfera - atmosfera do sol - foi tirada na Star Winter Party, evento para astrônomos amadores que acontece na Flórida.
Explosões solares como as captadas pelas lentes de Friedman são mais comuns do que se imagina e seus efeitos podem atingir nosso planeta através de interrupções na distribuição de energia, falhas na comunicação telefônica, dentre outras.
A primeira grande tempestade solar foi registrada pelo astrônomo britânico Richard Carrington, em 1859. Outros surtos em 1972 e 1989 foram sentidos em cidades norte-americanas e canadenses.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário