Arqueólogos acreditam terem encontrado o Jardim do Éden

Em 1963 cientistas encontraram um novo sítio arqueológico localizado na Turquia, mas não lhe deram importância de imediato. Só em 1994 as pesquisas foram retomadas pelos arqueólogos do Instituto Arqueológico Alemão. E os resultados obtidos foram surpreendentes.

Na região os cientistas encontraram colinas artificiais, produzidas pelo homem, com aproximados 300 metros de diâmetro. No interior dessas formações existiam grandes estruturas circulares sustentadas por pilares de calcário com 16 metros de altura, típicos de templos ritualísticos. Os monólitos possuem a forma de T e estão ligados por um muro de pedra. Nas rochas estão esculpidas imagens de leões, javalis, raposas, patos e outros animais não identificados.

Estudos preliminares mostram que o Göbekli Tepe tem aproximadamente 12000 anos; 10000 anos antes de Cristo. Esta é apenas uma estimativa, pois, as escavações ainda não terminaram e os cientistas não descobriram tudo que se encontra sob a terra. Há indícios da existência de aproximadamente 240 rochas intactas.

O que mais intrigou os pesquisadores foi o fato de não terem sido encontrados sinais de habitação próximos ao santuário. A partir daí chegou-se a conclusão de que o templo seria responsável pela mudança nas relações sociais que o homem sofreu no Paleolítico Médio quando deixou de ser caçador-coletor e passou a praticar a agricultura e domesticar animais.

Para Karl Schimidt, um dos arqueólogos responsáveis pelo estudo, primeiro o homem construiu o templo e posteriormente se organizou nas proximidades da estrutura, alterando suas práticas culturais, sociais e econômicas. Göbekli Tepe é cercado de mistérios. Os pesquisadores não fazem ideia de como o homem conseguiu construir as enormes estruturas com ferramentas tão rudimentares e nem encontraram os motivos que levaram a comunidade a soterrar o templo.

Além disso, alguns estudiosos acreditam que Göbekli Tepe é o Jardim do Éden, metáfora bíblica sobre a pureza da humanidade no inicio dos tempos. Entretanto as descrições bíblicas e a localização do templo possuem coincidências difíceis de não serem notadas. De acordo com o antigo testamento o Jardim do Éden estava localizado entre 4 rios, dentre eles os rios Tigre e Eufrates; o santuário encontrado pelos arqueólogos está localizado na região do crescente fértil (entre os rios Tigre e Eufrates). Ainda segundo o texto bíblico as crianças do Éden estavam em Thelasar, cidade síria próxima ao Göbekli Tepe.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário