Manual de Etiqueta Sustentável – Reciclagem


1- Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Com a borracha deles são produzidos asfalto, isolantes acústicos, enchimento para bancos de carros e pisos sintéticos. Até o aço encontrado em seu interior é reaproveitado.

2- Fraldas descartáveis são produzidas com plásticos, géis, além de inúmeros outros produtos industrializados e levam mais de 300 anos para se decompor no meio ambiente. Antes de aprender a usar o banheiro direitinho, uma criança utiliza milhares delas. Não é à toda que as fraldas descartáveis são o terceiro item mais encontrado no lixo. O melhor é, pelo menos, buscar moderação em seu consumo, utilizando fraldas de pano quando o bebê estiver em casa.

3- Também é possível viver sem os lenços umedecidos de limpeza, que contém inúmeros produtos químicos que podem até causar alergias nas crianças. Panos de algodão e um pouco de água e sabonete especial cumprem a mesma tarefa, só que com vantagens para a saúde e o meio ambiente.

4- Parar e pensar bem antes de descartar objetos que já não interessam mais permite que você se motive a doá-los a alguma entidade assistencial. Esse material que está apenas ocupando espaço em casa certamente será útil para muita gente.

5- Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais vem de um hábito difícil de mudar: jogar o óleo de fritura usado no encanamento. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Melhor é separar o óleo em garrafas PET para doá-lo a ONGs que fazem biodiesel e sabão com ele.

6- Se o produto que você comprou tem esse símbolo na embalagem, ele é reciclável. Cabe a você encontrar uma forma de encaminhá-la para a reciclagem.

7- Já existem no Brasil diversas empresas que comercializam assoalhos de madeira de demolição, inclusive móveis rústicos. Optando por esses produtos você está embelezando sua casa ou escritório, reciclando madeira de boa qualidade e gastando menos.

8- Restos de alimento que você despeja na lixeira são bons fertilizantes orgânicos. Espalhar casca de ovo, de fruta e de legume, pó de café, saquinho de chá e pão velho nos vasos ajuda a deixar as plantas mais fortes e bonitas.

9- Minhocário é um recipiente onde as minhocas se alimentam de material orgânico como restos de comida e o transformam em adubo orgânico caseiro que pode ser usado para manter uma horta e dar mais saúde às plantas. É também sinônimo de redução na quantidade de sacos de lixo na porta da sua casa e nos aterros sanitários.

10- Produtos com refil à disposição no mercado não resolvem o problema dos resíduos por completo, mas pelo menos ajuda a minimizá-los.

11- Comprar num brechó é praticar a reciclagem. É uma boa oportunidade de adquirir roupas e outros objetos em bom estado de conservação por preços mais em conta.

12- Aquela calça velha, azul e desbotada que está guardada há tanto tempo no armário pode ser renovada se você mesmo customizá-la com apliques e bordados ou se você a cortar como bermuda. Se nada disso for do seu interesse, pelo menos doe o jeans para quem precisa.

13- Revistas e jornais velhos podem ser doados para a escola de seus filhos sem constrangimento. Ou mesmo para as escolas e creches instaladas em seu bairro. Com elas, os professores fazem trabalhos artísticos e de colagem com os alunos.

14- Tênis e sapatos velhos com solado de borracha também podem (e devem) ser reciclados. Eles são excelentes matérias-primas na construção de quadras esportivas, por exemplo.

15- Não jogar pilhas e baterias de celular velhas no lixo evita que suas substâncias tóxicas contaminem o solo e os lençóis freáticos. Basta separá-los e procurar um posto de coleta perto de casa. O uso de pilhas recarregáveis também ajuda a diminuir esse lixo tóxico.

16- Na hora de jogar o lixo no lixo, amassar todas as embalagens recicláveis facilita o trabalho dos catadores e recicladores. Retirar o excesso de resíduos também ajuda bastante.

17- Recolher o cocô do cachorro com saquinhos e depois largá-los num canto da calçada não resolve o problema. Mais correto é depositá-los na lata de lixo. Você pode recolhê-los, ainda, com páginas do jornal que você já leu e descartou.

18- A rua não foi feita para jogar lixo, mesmo que seja uma ponta de cigarro. Resíduos despejados no chão vão parar nas “bocas de lobo”, podem entupir a rede de esgotos e causar enchentes. Se chegarem aos córregos, rios e mananciais farão um grande estrago, poluindo as águas.

19- Colocar os sacos de lixo na porta de casa apenas momentos antes do caminhão de coleta passar evita que os dejetos se esparramem pela calçada durante o dia.

20- O Brasil recicla 96% das latinhas de alumínio. Com isso, é possível evitar a extração de bauxita, economizar energia elétrica e evitar a emissão de quantidades de gás carbônico na atmosfera.

21- Vizinhança Sustentável: Em várias comunidades a implantação da coleta seletiva de lixo já é um sucesso. Muitas também estão recolhendo o óleo de cozinha usado entre os vizinhos para fazer sabão de uso comum.


Lembre-se: Um terço do lixo doméstico brasileiro é composto por embalagens que poderiam ser recicladas. “Pequenas atitudes geram grandes mudanças.”

0 comentários:

Postar um comentário