Manual de Etiqueta Sustentável – Cidadania


1- Temos o direito e o dever de denunciar abusos contra o meio ambiente, como o despejo de lixo nos rios, desmatamentos e maus tratos aos animais. Cobrar atitudes dos políticos também faz parte da nossa cidadania.


2- Levar seu filho à escola em caminhadas é saudável. Faz com que ele se habitue a andar a pé e preste mais atenção ao lugar onde vive. Se não for possível, dê carona aos coleguinhas dele.


3- Deixar o carro na garagem pode ser mais confortável do que se imagina. Utilizando o transporte coletivo fora dos horários de pico fica fácil encontrar um lugar para sentar-se e ler o jornal ou saborear um bom livro.


4- Compartilhar o carro com os amigos e colegas é bom para todo mundo. “Praticando a carona solidária diminuímos a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente”, recomenda o ambientalista Fábio Feldmann.


5- Sofrer em engarrafamento para ir ao banco e depois testar a paciência numa fila interminável são coisas do passado. Hoje é possível colocar em dia todas as transações financeiras pela internet, sem sair do conforto de casa. A cidade agradece.


6- Ir às compras caminhando até o mercadinho ou à feira perto de casa pode ser divertido e saudável. Vá lá, pode ser que um ou outro produto esteja um pouco mais caro que naquele hipermercado de sua preferência. Mas a economia de combustível e de paciência ao se evitar aquela procura cansativa por uma vaga no estacionamento lotado não tem preço.


7- Não tem atitude mais grosseira e anti-cidadã que atirar latas ou outros dejetos pela janela do carro. As crianças precisam saber disso quando estão a bordo.


8- Conscientizar seus filhos dos problemas com o aquecimento global sem fazer terrorismo faz bem para a formação deles. A idéia não é deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta que as gerações passadas.


9- Calçada ecológica é aquela onde o cimento não predomina, já que ela é pavimentada com grama, com espaço para flores e até uma árvore. A vantagem é que ela deixa o visual da rua mais agradável, ajuda a absorver as águas das chuvas e contribui para a melhoria da qualidade de vida da cidade.


10- Carro não é o meio de transporte ecologicamente mais correto. Usá-lo com moderação é sempre recomendável, especialmente para quem tem aqueles enormes 4x4 movidos a diesel.


11- Cobrando dos vereadores, do prefeito e do governador melhorias no transporte coletivo urbano, você contribui para aumentar a mobilidade e a qualidade de vida para todos os cidadãos. Esse exemplo de cidadania pode ser realizado por telefone ou pela internet.


12- Pedir ao gerente do banco que ele aplique seu dinheiro em investimentos socialmente responsáveis, os ISRs, farão com que seus lucros sejam provenientes de empresas que respeitam práticas ambientais e trabalhistas.


13- Ser cidadão é também praticar o voluntariado em uma instituição próxima da sua casa ou do trabalho, doando um pouquinho do seu tempo para quem necessita.


14- As lojas especializadas comercializam bagageiros para ser instalados em bicicletas. Assim, é possível ir às compras com a magrela fazendo exercício físico e mental, além de dar um fôlego a mais para o trânsito e o ar da sua cidade.

15- O uso de trepadeiras nos muros da sua casa também ajuda a tornar a cidade mais bonita e verdejante, além de evitar as indesejáveis pichações nas paredes.


16- Lembre-se: as áreas verdes da sua cidade pertencem a você. Ocupar esses espaços e zelar por eles é um gesto de cidadania. O verde é importante para a saúde física e mental, ajuda a retirar CO2 da atmosfera e cria a consciência ambiental em cada um de nós.


17- Quem gosta da companhia de animais domésticos em casa pode optar pela adoção, em vez de gastar dinheiro na compra de um no Pet Shop. Essa atitude ajuda a tirar um cão ou gato das ruas, evitando doenças como a raiva.

18- Frequentar praças e parques é mais do que simplesmente relaxar. É também estreitar seus laços com a natureza e ocupar os espaços públicos do seu bairro, da sua cidade. Levar os filhos nesses passeios – a pé ou de bicicleta – é um bom meio de fazer com que eles também comecem a curtir o verde e o lugar onde vivem.


19- Lutar para que a companhia onde você trabalha adote atitudes mais sustentáveis também é uma atitude cidadã. Como fazer isso? Sugerindo que a direção da empresa tome medidas de economia de energia elétrica, água e materiais de consumo, além de cuidar do descarte de resíduos.


20- A quantas reuniões rápidas você já teve de ir depois de enfrentar horas no trânsito para ir e voltar? Às vezes é melhor resolver isso por telefone ou em programas de comunicação on-line de seu próprio computador. Proponha essa ideia se achar que é possível evitar esse vai-e-vem.


21- Quando precisar dos serviços de um portador, optar por bikeboys - em vez de motoboys. Essa escolha contribui para a qualidade do ar que a cidade respira. Além disso, é mais barato.


22- "Plantando uma árvore você colabora para a absorção de até 1 tonelada de CO2 durante a vida e oferece um bom abrigo para os pássaros”, recomenda Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.


23- A internet e o telefone são bons canais de comunicação com representantes de sua cidade, seu estado ou país. Esse tipo de mobilização permite que seus interesses e os da comunidade sejam atendidos.


24- Convencer pessoas céticas de que as atitudes aqui sugeridas podem ajudar a mudar o mundo para melhor é um exercício árduo, mas com certeza pode resultar em mudanças de comportamento suaves, mas importantes na direção da sustentabilidade.


25- Vizinhança Sustentável: Estimular a construção de rampas para facilitar o acesso de quem tem dificuldades de locomoção, como também de sinalização especial para cegos, é um ato de cidadania e de respeito às diferenças.



Lembre-se: Ser um cidadão é participar das decisões da sociedade em benefício de uma cidade melhor e de um país mais justo para todos. “Pequenas atitudes geram grandes mudanças.”

0 comentários:

Postar um comentário