Manual de Etiqueta Sustentável – Energia Elétrica



1- Parece incrível, mas limpar periodicamente todas as lâmpadas da casa pode ajudar a economizar energia.


2- Abrir a geladeira e ficar pensando no que vai pegar pra comer com a porta aberta gasta energia.

3- Verificar periodicamente a eficiência da borracha da porta da geladeira evita que problemas de vedação deixem entrar calor e consumir mais energia elétrica.

4- O termostato da geladeira perfeitamente ajustado é também uma ótima e fácil maneira de não desperdiçar energia elétrica inutilmente. No manual do aparelho é possível encontrar todas as informações sobre como fazer isso.


5- Na hora de comprar eletrodomésticos é possível escolher os mais eficientes no consumo de energia. Eles são reconhecidos pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: eles não são mais caros.

6- O screen saver cheio de efeitos especiais do computador não é a melhor maneira de economizar energia. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana, é responsável por até 80% do consumo do computador. Mais eficiente é configurar a máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.

7- Seja bem-vinda a luz natural! Abrir janelas, cortinas, persianas, deixar o sol entrar e iluminar a casa é bem melhor que acender lâmpadas desnecessariamente. Além de fazer muito bem ao seu humor, você também vai economizar dinheiro no fim do mês.


8- Optar por um notebook, se tiver a chance, ajuda a consumir muito menos energia que um computador de mesa.


9- Desprezar o elevador e utilizar a escada se tiver de subir ou descer um ou dois andares faz bem à saúde e economiza energia elétrica.


10- Mudar a geladeira e o freezer de lugar pode fazê-los gastar menos eletricidade. Ao colocá-los próximos do fogão e de áreas onde bate sol, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura.


11- Monitores de computador de LCD são mais eficientes energeticamente, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos.


12- Ideia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.


13- O ideal é ter o hábito de deixar janelas e portas abertas para ventilar a casa e não precisar usar ventiladores nem ar condicionado. Mas, se compararmos as duas opções, os ventiladores de teto consomem muito menos energia que os aparelhos de ar condicionado. Se você ainda preferir o ar condicionado, use-o racionalmente e lembre-se de fechar bem portas e janelas e manter os filtros limpos.


14- Evitar a torneira elétrica nos dias quentes é uma atitude sensata e econômica. Aliás, para quê esquentar a água da pia se vivemos num país tropical? Pense nisso.


15- Esquecer o carregador de celular ligado parece um pequeno descuido, mas gasta muita energia elétrica.


16- Usar a secadora pode ser muito prático, principalmente em dias de frio ou quando a área de serviço é muito pequena. Mas recorra a ela apenas em casos mais urgentes. Pendurar as roupas no varal é que é realmente sustentável.


17- Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxar a tomada de todos eles quando não estiverem em uso faz o valor da conta de luz cair bastante.


18- Muita gente usa o forno de microondas como relógio de cozinha, porque deixa o aparelho ligado dia e noite, mesmo sem uso. Esse pequeno descuido também contribui significativamente para o aumento do consumo de eletricidade.


19- Já estão disponíveis carregadores movidos a energia solar para aparelhos eletrônicos portáteis. Eles são um pouco mais caros, mas garantem energia limpa e gratuita para celulares, MP3, MP4 e máquinas fotográficas digitais por anos e anos.


20- Nas horas prazerosas de leitura noturna adotar um abajur cai muito bem. Além de criar um ambiente mais aconchegante e sossegado, o abajur evita que uma lâmpada mais potente fique acesa.


21- Quanto mais novidades a tecnologia acrescenta às geladeiras, mais elas consomem energia, por isso sempre é bom optar pelas mais simples. Sem contar que os modelos cheios de "frescuras" - como água na porta e degelo automático - também são muito mais caros.


22- Duas informações úteis para economizar com a máquina de lavar roupas:

1 - Juntar uma quantidade razoável de roupas para só depois lavá-las (isto também vale na hora de passá-las a ferro);

2 - Pré-lavagem é sinônimo de desperdício de energia. Basta apenas deixar as roupas mais sujas de molho no sabão antes de ligar a máquina.


23- Uma secadora de roupas comum aumenta significativamente o valor da conta de luz. Colocar as roupas ao vento no varal – inclusive aproveitando o sol do nosso país tropical - é de graça.


24- Manter um telhado ecológico, ou telhado verde, coberto de vegetação, não é caro nem complicado. Algumas vantagens: são purificadores de ar naturais – pois aprisionam carbono – além de isolantes acústicos e térmicos, dispensando a necessidade do uso de aparelhos de ar condicionado.


25- Deixar o secador de cabelos de lado é uma boa medida para economizar tempo e energia elétrica, além de ajudar a fortalecê-los, já que o ar quente deixa os fios quebradiços.


26- Deixar o secador de cabelos de lado é uma boa medida para economizar tempo e energia elétrica, além de ajudar a fortalecê-los, já que o ar quente deixa os fios quebradiços.


27- Vizinhança Sustentável: Painéis de energia solar para aquecer a água do chuveiro estão ficando cada vez economicamente viáveis. Discuta a possibilidade de sua instalação com os vizinhos.



Lembre-se:
Quase 87% da energia produzida no Brasil vem das hidrelétricas, fontes limpas, mas limitadas. “Pequenas atitudes geram grandes mudanças.”

0 comentários:

Postar um comentário