Aquecimento Global e Ursos Polares



"Os animais que viraram símbolo dos efeitos devastadores do aquecimento global já podem acrescentar outro problema para a sua lista. O efeito estufa está encolhendo os ursos polares.

Pesquisadores dinamarqueses da Universidade Aarhus compararam os crânios destes ursos recolhidos no começo do século 20 com os outros recolhidos no final dele e descreveram mudanças entre 2% e 9% no tamanho e forma que, segundo os cientistas, poderiam estar ligadas a um aumento na poluição e à redução do gelo no mar.

De acordo com a equipe que fez o estudo, o estresse físico causado por poluentes e o aumento do esforço para encontrar alimento podem ter limitado o crescimento do animal.

Coordenado pelo professor de biologia da Universidade Aarhus e da Academia Polonesa de Ciência, Cino Pertoldi, o estudo foi publicado na revista especializada “Journal of Zoology”. Durante as pesquisas, foi analisada uma coleção de quase 300 crânios de ursos polares fornecida pelo Museu de Zoologia de Copenhague, na Dinamarca.

No decorre do último século, de acordo com Christian Sonne, um dos pesquisadores, as concentrações de muitos poluentes fabricados pelo homem no Ártico aumentaram de forma significativa. Ele afirmou ainda que o urso polar é um dos mamíferos mais poluídos do mundo. Alguns desses poluentes afetam, inclusive, a fertilidade das fêmeas.

Rune Dietz, outro pesquisador da equipe de Pertoldi, explicou que já foi determinada uma ligação entre poluentes persistentes orgânicos fabricados pelo homem e a redução da densidade mineral dos ossos dos ursos polares, o que deixa os animais suscetíveis a ferimentos e osteoporose.

Outro fator que pode ter ajudado nas mudanças observadas é a redução na diversidade genética das espécies. A caça ao urso polar pode ter diminuido o conjunto genético, o que levou os ursos polares a sofrerem os efeitos da procriação consanguínea, segundo a teoria de Pertoldi.

O urso polar é um dos animais que mais sofre com as mudanças climáticas. A superfície de mar congelada, sua área de caça, diminui até 9% a cada dez anos. A fome desses animais acabou por transformar alguns deles em canibais.

Por todo o sofrimento causado com o derretimento das calotas polares, estes bichos tornaram-se símbolo dos resultados do efeito estufa e são usados por entidades de proteção ao meio ambiente para lembrar ao mundo o que a poluição pode causar."

0 comentários:

Postar um comentário